UM DIA HISTÓRICO

Hip Hop faz um mergulho na história e começa encontro nacional em São Vicente
Representantes de oito estados brasileiros e do exterior participam de fóruns, intervenções culturais e shows até domingo (31/01)

Com muita música, poesia e vontade de mostrar o lado cultural do de um movimento organizado, foi aberto na manhã desta sexta-feira (29/01) o 3° Encontro Nacional do Hip-Hop, nas dependências do Ilha Porchat Clube. Centenas de representantes de oito estados brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Sergipe, Paraná, Santa Catarina e Goiás) e de três países (Argentina, Venezuela e Chile) participaram do evento, prestigiado por deputados e vereadores de São Paulo.

Até domingo (31/01), fóruns, intercâmbios culturais e shows com grandes nomes do ritmo no cenário nacional estarão em São Vicente, na arena cultural Hip-Hop Brasil, montada no mesmo local onde foi realizada a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, na Praça Tom Jobim. O tema central dos debates é um mergulho na história.

De acordo com o prefeito de São Vicente, Tercio Garcia, o Hip-Hop brasileiro enfrentou um longo caminho para organizar um encontro como este. “O movimento está mais organizado, por isso merece e precisa crescer”, destacou o prefeito, frisando a linguagem política, sensível e ligada à realidade do País. “São Vicente está de braços abertos para recebê-los”.

O secretário da Cultura, Renato Caruso, ressaltou a importância cultural do evento. “Depois de realizar a Encenação, o maior espetáculo em areia de praia do mundo e agora sediamos o Encontro Nacional. Definitivamente nossa Cidade entra no calendário cultural nacional”.

Já o deputado federal Márcio França lembrou que “o movimento Hip-Hop está compondo uma parte importante da história, por fazer, na Primeira Cidade do Brasil, um encontro como este”. E a deputada estadual Maria Lúcia Prandi completou: ”o movimento está construindo a história com a força da juventude”. Na ocasião estiveram presentes além do presidente da Câmara de Vereadores Paulo Lacerda, os vereadores Caio França, Diogo Batista, Marcelo Correa, Marco Bitencourt e Pedro Gouvêa.

O coordenador geral da Secretaria de Identidade e Diversidade do Ministério Cultura, Marcelo Manzatti, representando o ministro Juca Ferreira, disse que a junção das forças culturais e políticas do movimento fazem muitas transformações. “O presidente Lula pediu para investirmos em cultura, pois só assim vamos diminuir as desigualdades”.

O encontro - Considerado o maior evento nacional de hip-hop, é a primeira vez que um encontro deste porte é realizado na praia e aberto ao público. Mais de mil pessoas já confirmaram presença, vindas de todos os estados brasileiros. O festival é uma iniciativa da Nação Hip-Hop e tem o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de São Vicente.

A importância histórica e cultural foi fundamental na escolha da Cidade para sediar o evento. “Como o tema do encontro é Um Mergulho na História, escolhemos São Vicente, por ser fruto da construção histórica do País”, conta Aliado G, rapper do grupo Face da Morte e presidente da Nação Hip-Hop.

O encontro contará também com oficinas, palestras e debates, realizados durante o dia, além dos shows que acontecem no período da noite. Dentre as apresentações estão nomes conhecidos do cenário musical como MV Bill, Rapin Hood, Face da Morte, Área 23 (Venezuela), Legua York (Chile) e Actitud Maria Marta (Argentina). Todas as atrações são gratuitas. Mais informações pelos telefones (13) 9792-0235 e (11) 8427-8879.

Histórico - A Nação Hip-Hop Brasil foi fundada em 2005, quando foi realizado o primeiro encontro nacional. Com objetivo de organizar o movimento Hip-Hop e articular a comunidade, o grupo completou no dia do aniversário de São Vicente, 22 de janeiro, cinco anos.

Shows - GOG (29/01, às 21h40), Rapin Hood (29/01, às 22h00), Área 23 (30/01, às 22h30), Face da Morte (31/01 às 17h) e MV Bil (31/01 às 20h). Para saber a programação completa acesse www. mergulhonahistoria.blogspot.com.

Fonte: www.saovicente.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário