Mulheres no Hip-Hop

As minas invadiram a praia do hip-hop

Aconteceu entre os dias 28 e 31 de janeiro em São Vicente, o 3º Encontro Nacional da Nação Hip Hop que contou com a presença de seus associados que vieram de diversas regiões do país.

O evento contou com a presença do grupo Area 23 da Venezuela, Legua York do Chile e Atictud Maria Marta da Argentina que discursou após a posse do presidente aliado G, "Considero o Aliado G também meu presidente".

No evento houve debates em tendas temáticas, workshops, cinema, shows em seus diversos estilos e rimas. Além do lançamento do livro "Hip hop a Lapis - A literatura do oprimido" e muita troca de experiências e confraternização entre os participantes.

O evento que é realizado pela Nação Hip Hop contou com boa estrutura, alojada e vista panorâmica em frente a praia da Biquinha em São Vicente, litoral paulista.

Durante o evento os grafiteiros foram para as ruas expressar sua arte nos muros, além de fazerem diversos painéis espalhados pelo evento, enquanto na Arena rolava shows com os Coletivos de Belo Horizonte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o grupo feminino Mixturadas.

O Destaque ficou para a tenda de debates "Anastácia" que aconteceu na sexta dia 29 com o tema: Lugar de Mulher é no Hip-Hop, onde a mediadora Mercedes Alencar questionou diversas ocasiões onde a mulher esta na luta e as debatedoras: Thiely Queen (Coletivo hip-hop mulher), DJ Simone (Site Mulheres no Hip Hop) e Simara (Soul Sisters) contaram suas experiências e o publico participou abertamente. No sábado dia 30 o tema foi: Se Liga! Sexo, Atitude e Informação com a Gisele (Coletivo Lilás) mediando o debate e Rúbia RPW, Ornella (Camará), Dulce Xavier (SPPM - São Bernardo) e Natasha Prevost (Canadá) debatendo com o publico essa questão que chegou a comover os presentes quando Rúbia relatou fatos que aconteceu em sua vida.

No domingo a Nação Hip Hop se reuniu para definir a nova direção nacional e discutir as resoluções, nesse momento, foi incorporado diversas pessoas ligadas ao hip hop enquanto era lido as resoluções e diretrizes da organização.

Mercedes Alencar em entrevista ao Site Mulheres no Hip Hop, disse que a luta é incorporar mais mulheres a Nação Hip Hop, para garantir no minimo 30% da representação feminina e no minino 1 (uma) mulher na direção nacional, citou exemplos como a Joice do grupo Tarja Preta que tem uma luta tremenda pela igualdade de gêneros.

As mulheres indicadas foram: Mercedes Alencar - Pandora (ES) - Gisele (SP) - Negraça (SE) - Eva (Sumaré) - Nina Rodrigues - Rubia e Joice (Tarja Preta). Mercedes acrescenta ainda que esta em andamento a criação de uma secretaria de mulheres, transformando em uma rede internacional contando com participação de Actitud Maria Marta e outras mulheres guerreiras espalhadas pelo mundo, "a Nação esta bem organizada, contamos com diversas experiências dentro e fora do Brasil, como na Venezuela e Chile, iremos enviar uma carta de São Vicente de princípios fundamentais para atuarmos nas políticas publicas e em outros segmentos. “ finalizou Mercedes.

O encerramento contou com shows de Face da Morte, MV Bill e fechou com chave de ouro com o grupo "Actitud Maria Marta" da Argentina que chamou ao palco o Lulo do Chile e o aliado G para cantarem juntos, além de convidarem ao palco algumas rimadoras brasileiras dentre elas a Amanda do grupo Miscivel e Mariah do grupo La Femina.

Fonte: mulheresnohiphop.com.br

2 comentários:

  1. E VIVA A LUTA NOSSA LUTA, MULHERES! EHA!

    ResponderExcluir
  2. EM FLORIANÓPOLIS PARTICIPO DO NAÇÃO HIP HOP BRASIL SC E JA TEMOS UM NUCLEO NAÇÃO MULHER...ACREDITAMOS QUE É TEMPO DE IGUALDADE! MULHER HONRA E RESPEITO! É TUDO NOSSO!
    itablack@hotmail.com

    ResponderExcluir